PAPO SÉRIO NAS ESCOLAS: PALESTRAS SOBRE CRIMES VIRTUAIS E CIBERBULLYING NO COLÉGIO ESTADUAL NEWTON GUIMARÃES

  • Cássia Jamine do Espírito Santo Universidade Estadual de Londrina
  • Graziele de Jesus Pestana Universidade Estadual de Londrina
  • Laura Perrier Bulfon Universidade Estadual de Londrina
  • Miguel Nogueira Avelino Universidade Estadual de Londrina
  • Wilson Gomes Ramos Neto Universidade Estadual de Londrina
  • Juliana Kiyosen Nakayama Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Ensino, Direito, Ciberbulliyng, Crimes Virtuais

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Formação Complementar Carreira Jurídica in Loco da Universidade Estadual de Londrina, o qual tem apoiado os alunos do curso de Direito para adentrar no âmbito jurídico e disseminar essa área para estudantes de escolas públicas. Recentemente, conduzimos uma série de palestras sobre temas relevantes para a juventude em várias instituições de ensino em Londrina. No Colégio Newton Guimarães, que conta com cerca de 1400 estudantes, abordamos questões relacionadas a crimes virtuais e ciberbulliyng. Por meio dessas iniciativas, tanto na posição de alunos quanto de palestrantes, percebemos a importância dessa discussão. Ela proporcionou uma compreensão mais profunda do assunto, indo além do conhecimento das leis. Isso porque os próprios alunos trouxeram suas próprias perspectivas. Isso incentivou uma reflexão mais crítica sobre comportamentos que às vezes podem parecer inofensivos, mas que, na realidade, podem ter consequências devastadoras na vida das vítimas. O diálogo que tivemos com os alunos enfatizou a importância de conscientizá-los sobre os desafios e responsabilidades associados à segurança na internet. Esta experiência serviu como um lembrete vívido de como é essencial educar os jovens sobre as questões digitais e inspirá-los a contribuir para um ambiente virtual mais seguro e respeitoso.

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Publicado
2024-01-23