PRÁTICAS INVESTIGATIVAS - VERMINOSES

  • Carolina Prado Universidade Estadual de Londrina
  • Gabriel Augusto Vilela Universidade Estadual de Londrina
  • Milena Aparecida dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Nathaly Desirrê Andreoli Chiari Universidade Estadual de Londrina
  • Tânia Ap.ª Silva Klein Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Verminoses, Filo, Helmintos, Parasitologia, Ensino de Ciências

Resumo

Práticas investigativas no Ensino Fundamental envolvem abordagens lúdicas e educativas para promover o aprendizado. Nesse contexto, foram utilizados cards com informações sobre sintomas e características das verminoses dos Filos Platelmintos e Nematelmintos como uma estratégia de ensino inovadora e diferente, tendo então que adivinhar qual verminose estava sendo descrita com base nas dicas fornecidas nos cards. O principal objetivo dessa dinâmica foi promover o engajamento e a compreensão dos alunos sobre as verminoses, como uma forma de fixação de conteúdo dos Filos Platelminto e Nematelminto, por meio de práticas alternativas. A realização do Projeto/Aula foi feito no colégio 2° CPM de Londrina, usamos fontes pedagógicas como BNCC e livros relacionados ao conteúdo, fizemos em sala de aula dividindo os alunos em grupos de 5, onde haviam nos cards 6 tipos de verminoses - 3 de cada Filo, os mesmo tinham como objetivo caracterizar e identificar cada um deles, e posteriormente a essa aula foram apresentados alguns espécimes fixados para conhecimento. Houve um grande engajamento com o assunto por parte dos alunos, que mesmo não fazendo contato direto com os vermes, puderam perceber suas morfologias distintas, ademais durante a prática fizeram diversos questionamentos sobre os parasitas e seus ciclos. Apesar de ser uma prática relativamente simples em sua realização, o engajamento proposto é muito presente, assim como seus efeitos no melhor entendimento da morfologia geral dos parasitos, seus ciclos biológicos e suas doenças associadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-23