PRODUÇÃO DE VÍDEO NOS ANOS INICIAIS SOBRE A CADEIA ALIMENTAR: EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  • Beatriz Zerbini Maia Universidade Estadual de Londrina
  • Sara Francesca Rolim e Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Dirce Aparecida de Moraes Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: produção de vídeo, residência pedagógica, cadeia alimentar, anos iniciais

Resumo

A participação no Programa Residência Pedagógica juntamente ao Curso Formativo “Tecnologias Digitais Como Mediadoras Das Práticas Educativas” buscou articular o uso das tecnologias digitais às práticas pedagógicas, para isto foi proposto uma Atividade Desafio em que a professora regente e as residentes realizassem uma produção de vídeo, podcast ou e-book. Assim, foi selecionada a produção de vídeo sobre o conteúdo da Cadeia Alimentar.. Esta foi desenvolvida na turma do 4º ano, na escola João XXIII, participante da Residência, no ano letivo de 2023. Utilizou-se um vídeo explicativo e um exemplo de cadeia alimentar exposto no lousa, após a exposição de sua estrutura, foi proposto a atividade da construção de uma cartaz de uma Cadeia Alimentar e, posteriormente, a produção de um vídeo explicativo com a participação dos estudantes. . Compreendendo a importância da produção de vídeo por estar presente no meio social do aluno, o oportuniza experienciar práticas autorais, potencializando o ensino e aprendizagem de modo multimodal e multissensorial, trabalhando o desenvolvimento da linguagem escrita e oral, além da habilidade de expor as ideias de uma forma coerente.(Moraes et al.; 2023) Ao final da aula, percebemos que, desde da exposição de conteúdo até a finalização com a gravação do vídeo, houve uma participação ativa e colaborativa em todas as etapas por parte dos alunos que se apresentaram de maneira autônoma e criativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-23