PROFESSORES DA REDE ESTADUAL E USO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS: UMA ANÁLISE REFLEXIVA A PARTIR DO OLHAR DE PIBIDIANOS

  • Anna Victoria Rigolon Universidade Estadual de Londrina
  • Luana Moizes Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Alexandre Henrique Silvestre Domingues Universidade Estadual de Londrina
  • Paula Baracat De Grande Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Leia Paraná, Pibid, plataformização

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma pesquisa sobre a plataforma do ensino paranaense no atual governo, com enfoque na plataforma Leia Paraná. A pesquisa foi desenvolvida por alunas do subprojeto de Língua Portuguesa - Núcleo C, do PIBID, na Universidade Estadual de Londrina. Foram realizadas pesquisas documentais nos sites oficiais do governo e entrevistas semi-estruturadas com professores de língua portuguesa atuantes na rede estadual de ensino. As entrevistas se organizaram da seguinte maneira: as pesquisadoras liam as definições das plataformas constantes nos documentos oficiais e deixavam que os professores comentassem sobre seu real funcionamento e uso na escola. Como resultados, notamos que os professores avaliam que as plataformas trazem uma cobrança excessiva em seu uso, o que remove sua autonomia e liberdade de planejamento, como também apresentam erros de funcionamento e, no caso da plataforma Leia Paraná, lacunas nos tipos de livros disponibilizados.

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Publicado
2024-01-23