PROPOSTA METODOLÓGICA SOBRE POLUIÇÃO DA ÁGUA E SUAS CONSEQUÊNCIAS

  • Andressa Chiguemi Morishita Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Tânia Aparecida da Silva Klein Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: poluição, ensino, água

Resumo

Dentre as dificuldades vivenciadas em sociedade encontra-se a escassez de água doce, devido ao excesso de produção que causa poluição irreversível na água potável do planeta. A escola é um ambiente de construção e conscientização, assim, a abordagem desse tema no ensino fundamental é importante para a formação de indivíduos transformadores da sociedade. Sendo assim, os alunos tiveram a oportunidade de entender os efeitos nocivos dos principais tipos de poluição da água e impactos aos seres vivos que dela dependem. A oficina foi realizada em virtude ao dia da água, no Colégio Estadual Antônio de Moraes Barros (Londrina/PR). A oficina se iniciou com perguntas aos alunos para avaliar o conhecimento prévio e em seguida uma aula prática. Nela foi simulado os efeitos do óleo de cozinha na água, mostrando que ambas não se misturam. Em seguida, os alunos submergiram uma pena de ave em óleo para simular os impactos causados a esses animais. Por fim, adicionaram detergente à solução de óleo e água, explicando que embora se misturem, os detergentes são nocivos ao ambiente. Após essa fase, foi proposto um jogo de cartas, que se tratava sobre outras formas de poluição na água. Os alunos formaram dois grupos, um competia com o outro. As cartas estavam viradas para baixo e o aluno que achasse primeiro a solução correta, ganhava a rodada. A proposta metodológica descrita permite que os alunos sejam os construtores do próprio conhecimento, enquanto também direciona suas reflexões sobre o meio que os cerca.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-24