RELATO DE EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO

  • Pedro Lucas da Silva Morais Universidade Estadual de Londrina
  • Nathaly Desirrê Andreoli Chiari Universidade Estadual de Londrina
  • Tânia Aparecida da Silva Klein Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Docência, Inovação, Interatividade

Resumo

No ensino regular das escolas públicas do Brasil, o método expositivo é usado de maneira excessiva a anos. A aplicação de uma mesma metodologia de ensino constantemente faz com que os alunos não prestem atenção nas aulas da maneira correta, não despertando o interesse pelo aprendizado. Então, cabe ao professor buscar novas metodologias de ensino, a fim de potencializar a aprendizagem de seus alunos. Um possível método é o Ensino por Investigação, que consiste em apresentar ao aluno uma situação problema e ele buscar responder através de suas hipóteses e pesquisas. Por isso este presente trabalho busca relatar a experiência da aplicação do método de Ensino por Investigação, na tentativa de contribuir para o avanço e melhora no ensino. O trabalho foi realizado no 2º Colégio da Polícia Militar do Paraná, em Londrina. Foram entregues aos alunos um sulfite com três textos apoio e duas questões para eles resolverem, na primeira questão os estudantes deveriam levantar hipóteses e responder com o conhecimento prévio. Para a segunda questão foi necessário que os alunos pesquisassem em fontes confiáveis sobre o tema e escrevessem uma carta, como se fossem médicos, para que tentassem explicar o que aprenderam. Foi perceptível a surpresa deles após a resolução das questões, alguns estudantes acabaram confirmando o que já haviam pensado, outros nem tanto. A experiência serviu para perceber que as aulas podem ser mais interativas e que o teste de novos métodos é muito útil para o crescimento do docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-24