RELATO DE EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: JOGOS COOPERATIVOS COMO CONTEÚDO DE ENSINO

  • Natália de Brito Universidade Estadual de Londrina
  • Leonardo Alves Margonar Universidade Estadual de Londrina
  • Thaís Aparecida Barbosa de Lima Universidade Estadual de Londrina
  • Matheus Felipe da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Anderson Fonseca Garcia Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: residência pedagógica, jogos cooperativos, residentes

Resumo

A residência pedagógica é um programa no qual insere alunos dos mais diversos cursos de graduação, no cenário e cotidiano escolar, com a finalidade de apresentar aos graduandos a prática docente. O objetivo deste trabalho é relatar o dia-a-dia dos residentes, suas experiências, aprendizados e vivências dentro desse contexto e relatar o ensino dos jogos cooperativos como conteúdo. Foram realizadas pelos residentes 10 codireções e 20 direções de aulas, para turmas do 9º ano dos anos finais do ensino fundamental, de um colégio estadual da região Central de Londrina PR, o conteúdo ensinado foram os jogos cooperativos, seguindo o planejamento estabelecido pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR). Analisamos que o conteúdo ensinado, teve influência positiva quanto ao entendimento dos alunos sobre a temática de cooperação, afastando-os da realidade competitiva existente nos jogos de maneira geral e aproximando-os da proposta ensinada em aula, onde pôde ser percebido a inclusão de alunos que geralmente não realizavam as atividades. Conclui-se que a residência proporcionou aos graduandos uma experiência docente que ressignificou e compreendeu os jogos cooperativos como um conteúdo que aproxima os estudantes e potencializa o ensino e aprendizagem de ambas as partes.

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Publicado
2024-01-24