RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: OLHAR DO PRECEPTOR

  • Andrea Scomparin Universidade Estadual de Londrina
  • Carla Cristiane da Silva Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Educação Física, Residência Pedagógica, Formação inicial

Resumo

Introdução. “Dar aulas é um trabalho complexo; requer planejamento e metodologia, sensibilização e conhecimento do outro! Um exercício constante de relações entre aprender e ensinar. Aqui cabe encaminhar uma nova relação que traz o Programa: ensinar a “aprender a Ensinar”! Objetivo. Expor as percepções de trabalho pedagógico da Preceptora nas relações entre Residentes e o processo ensino-aprendizagem em “dar aulas”. Metodologia. O trabalho aconteceu em duas Instituições Estaduais: Colégio Professor Aloísio Aragão com alunos de 3º ao 5º e Colégio Professora Déa Alvarenga, com alunos de 6º e 7º ocorridos no período de 9 meses. O atendimento aos Residentes se deu em 2 etapas: observação e regência. Na observação a preceptoria expos os residentes ao contato com os alunos e engajamento com a escola e os conteúdos. Neste momento o Residente compreendia formas de explicação de conteúdos, maneiras de aprendê-los, atividades, jogos, brincadeiras e práticas relacionadas a fruição destes conteúdos e processo avaliativo. E durante a regência o Residente já inicia a condução das aulas com a aplicação dos conteúdos. Resultados. O desafio foi conhecer o outro que vai aprender a ensinar, sensibilizar-se com cada sujeito que tem seus temores, seus conhecimentos; sua concepção de professor. Além disso, deparar-se com o processo de formação do outro na Universidade, que precisa de espaço e voz! Conclusões ou Considerações Finais. Conclui-se que o Programa de residência é desafiador e ao mesmo tempo potencializador do processo de formação inicial. Onde o residir torna-se um processo de concretude formativa, tendo a Preceptora como aprendiz.

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Publicado
2024-01-24