RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGOCA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Reginal Luis Universidade Estadual de Londrina
  • Andrea Scomparin Universidade Estadual de Londrina
  • Carla Cristiane da Silva Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Educação Física, Residência Pedagógica, Formação inicial

Resumo

Introdução. O Programa de residência Pedagógica (PRP) têm por finalidade fomentar projetos institucionais contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. Objetivo. Relatar as experiências vivenciadas por um residente do curso de Educação Física, frente aos desafios da formação inicial docente. Metodologia. O PRP foi realizado Colégio Estadual Professor José Aloísio Aragão nos primeiros 9 meses da residência. O colégio não conta com quadra coberta, porém tem um espaço verde e materiais esportivos. A residência ocorreu nas turmas do 3º, 4º e 5º anos. O PRP ocorreu em 3 etapas, sendo 10 aulas de observações, 10 na codireção e 20 de regência das aulas. Resultados. A preceptora durante o processo foi fundamental, com apoio em reuniões, materiais e junto ao planejamento das aulas. Foram trabalhados os conteúdos de esporte de invasão, esportes de raquete, jogos tradicionais para os 4º e 5º anos. Nas turmas do 3º ano tiveram os conteúdos de brincadeiras e jogos de matriz indígenas e africanas. Como residente indígena posso relatar a forte experiência do conteúdo de matriz indígena com as turmas. Foi uma experiência marcante explicar sobre a minha origem e sobre brincadeiras da minha infância. A curiosidade e integração dos escolares foi intensa, experiência que me proporcionou mais segurança no processo de regência das aulas. Conclusões ou Considerações Finais. Conclui-se que embora desafiador o PRP proporcionou uma completa imersão na escola e com o suporte da preceptoria potencializou a formação inicial docente do residente.

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Publicado
2024-01-24