RELATO DE EXPERIÊNCIA: OS DESAFIOS DA REALIDADE ESCOLAR

  • Ariani Braga Almeida Universidade Estadual de Londrina
  • Marco Antonio de Lima Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Vitor Hugo Neves de Souza Universidade Estadual de Londrina
  • Bruna Hatsue Yamaji Universidade Estadual de Londrina
  • João Victor da Rocha Machado Universidade Estadual de Londrina
  • Gisele Franco de Lima Santos Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: reformas, escola, experiências, formação

Resumo

O presente resumo tem como objetivo analisar a influência do andamento de uma reforma parcial da Escola Municipal Carlos Kraemer localizada em Londrina, nas aulas de educação física no período vespertino. O instrumento no qual nos baseamos foi um relato de experiência realizado durante o período de dois meses, por meio de nossas codireções e direções no programa de residência pedagógica. Notamos que existe uma certa complexidade e influência negativas advindas do transtorno pela reforma ao ministrar aulas na quadra, que se localiza ao lado da obra. Entre elas podemos exemplificar, barulhos, sujeira, dispersão, presenças desconhecidas, adaptações. Além da reforma em outras áreas da escola, a quadra ainda está inacabada, sem demarcações, gols, cestas, entre outros elementos. Diante dessa situação, podemos vivenciar na prática situações que ocorrem no dia a dia de uma escola e extrair uma experiência significativa como futuros docentes, nos permitindo a compreensão das necessidades dos alunos, adaptando nosso ensino e desenvolvendo habilidades de gestão de sala de aula. Concluímos que a residência pedagógica nos garante uma experiência desafiadora nos proporcionando situações enriquecedora e que nos leva a refletir nossas ações como futuros docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-24