RELATÓRIO DE ESTÁGIO NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICAS ARTÍSTICAS COMO CONHECIMENTO

  • Marina de Souza Bosco Universidade Estadual de Londrina
  • Cláudio Luis Garcia Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: práticas poéticas, ensino médio, história e teorias da arte

Resumo

O relatório a seguir descreve as atividades que ocorreram durante um período de sete semanas, de maio a junho de 2022, no Colégio Estadual Professora Margarida B. Lisboa, como parte da disciplina de estágio supervisionado do terceiro ano de Artes Visuais. Será apresentado uma série de aulas ministradas para um primeiro ano do Ensino Médio, que, por meio de aulas teóricas sobre história da arte e práticas artísticas, possibilitaram a aquisição de conhecimento em arte, e também conhecimentos sobre a vida. A cada duas semanas, um período distinto da história da arte foi explorado, juntamente com uma abordagem artística diferente. A temática escolhida foi "A Representação do Corpo na História da Arte", baseada em recursos fornecidos pela Secretaria de Educação. Nas primeiras semanas, o enfoque recaiu sobre a Pré-História, e os alunos participaram de atividades de modelagem com argila. Em seguida, foram abordados temas relacionados ao Egito e à Grécia, juntamente com atividades de desenho de observação do corpo. Por fim, o período medieval foi explorado, incorporando a fotografia como meio de expressão artística. Os alunos compreenderam os elementos formais da arte, e puderam lidar com as frustrações inerentes ao processo criativo. Além disso, promoveu-se discussões sobre as conexões entre a teoria artística e as práticas criativas. Dessa forma, a integração entre o ensino teórico e as possibilidades de práticas poéticas gerou um enriquecimento de conhecimento na área da arte, proporcionando uma experiência educacional rica e significativa para os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-24