REORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO INVENTÁRIO PORTAGE OPERACIONALIZADO

  • Maria Lucia Gadotti De Campos Universidade Estadual de Londrina
  • Gislaine Aparecida de Andrade Universidade Estadual de Londrina
  • Silvia Cristiane Murari Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Inventário Portage Operacionalizado, Transtorno do Espectro Autista, identificação precoce

Resumo

Este estudo destaca a importância da avaliação precoce de crianças com suspeita de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e propõe uma alternativa prática para o uso do Inventário Portage Operacionalizado (IPO), um instrumento amplamente usado para avaliar o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos em diversas áreas. O objetivo foi organizar os 98 comportamentos relacionados às idades de 2 a 3 anos nas áreas de socialização, cognição, linguagem, autocuidados e desenvolvimento motor. Espera-se com tal organização que o processo avaliativo seja mais rápido sem perder a eficiência dos resultados. Reduzir o tempo de avaliação é especialmente importante em ambientes como creches e escolas. A pesquisa foi realizada nas seguintes etapas: 1) capacitação no uso do IPO; 2) agrupamento dos itens do inventário; 3) elaboração de um roteiro de avaliação. Como resultados obteve-se um roteiro de avaliação específico para a faixa etária de 2 a 3 anos, abrangendo todas as áreas do desenvolvimento por meio da redistribuição dos itens com base no contexto e nos materiais necessários para avaliação. Espera-se que essa nova forma de organização dos itens possa facilitar e agilizar a avaliação e o acompanhamento do desenvolvimento de crianças com suspeita de TEA, tornando o IPO mais acessível. No entanto, reitera-se que o presente trabalho se limitou aos itens da faixa etária de 2 a 3 anos e que carece de testagem e comparação com o material original de aplicação e, só assim, poder-se-á afirmar que a reorganização do IPO facilita a avaliação.

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Publicado
2024-01-24