RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: DIFERENTES POSSIBILIDADES DE REGÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Andressa Nemeth Wronski Bonfante Universidade Estadual de Londrina
  • Juliana Barbosa de Melo Universidade Estadual de Londrina
  • Suelen Freschi de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Marlizete Cristina Bonafini Steinle Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Residência Pedagógica, Regência, Formação de Professores

Resumo

Atuar na docência dos anos inicias é um privilégio para os pedagogos, mas, que exige anteriormente muito estudo e competência profissional. Este artigo tem por objetivo compartilhar as experiências escolares proporcionadas pelo Programa de Residência Pedagógica durante o nossa formação profissional. Muitos foram os desafios, mas, de igual maneira foram as aprendizagens. A metodologia descrita refere-se a duas regências, planejadas em planos de aula. Na primeira o desafio foi ensinar aos estudantes as Adivinhas - gênero textual relacionado à cultura popular. Explicamos para os estudantes que são caracterizadas pelo seu aspecto enigmático e configuram jogos com pergunta e resposta. Em seguida os estudantes fizeram uma pesquisa com os funcionários da escola levantando advinhas que eles conheciam. Na segunda regência trabalhamos outro gênero textual o Poema. Nesta regência construímos um e-Book com os estudantes para agruparmos os poemas trabalhados em sala de aula. A utilização das tecnologias educacional, tornou a aula mais atrativa, resultando no envolvimento e entusiasmo demonstrado por todos os alunos ao registrarem suas produções. Afirmamos que o uso bem- sucedido das tecnologias digitais em sala de aula enriquece o processo educacional, na medida em que torna a aula mais cativante e motivadora para os estudantes. Os resultados das regências demonstraram que os estudantes foram capazes de se apropriarem dos diferentes gêneros textuais, e nós residentes, de aprimorarmos a atuação docente. Acreditamos que a Residência Pedagógica é um diferencial formativo para quem dela participa, devendo ser uma possibilidade para todos.

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Publicado
2024-01-24