RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: IMPORTÂNCIA DA REGÊNCIA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

  • Amanda Marcelino Melo Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Residência Pedagógica, Regência, Pedagogo

Resumo

O presente texto trata sobre a importância das atuações de regência no programa de residência pedagógica para formação do futuro pedagogo, uma vez que esta oportunidade possibilita o docente a ter uma vivência aproximada a de seu campo de atuação. A organização das regências é dada de acordo com o calendário escolar, havendo a possibilidade de ser executada 2 ou 3 regências no mês, onde os residentes planejam e executam um plano de aula a partir de um conteúdo determinado pela preceptora, deste modo a possibilidade do docente em questão utilizar de sua criatividade para aplicação da matéria. As respostas segundo o programa apontam que através das regências os docentes conseguem acompanhar e avaliar o processo de aprendizagem dos alunos, havendo a possibilidade de colaborarem para que possíveis dificuldades que os alunos tenham sejam minimizadas. Desta forma o programa de residência ao destinar uma carga horário maior para regência do que aquela disponibilizada nos estágio obrigatórios, amplia os conhecimentos do docente a sua futura área de profissão, desta forma o capacitando quando a mesma ocorrer.

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Publicado
2024-01-24