RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: INSERÇÃO NA DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA

  • Gustavo Henrique Rodela Universidade Estadual de Londrina
  • Patrícia Fernandes Paula-Shinobu Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Residência Pedagógica, Inserção à Docência, Geografia

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (PRP) é essencial na formação profissional de alunos do curso de Geografia/UEL, possibilitando a aproximação da realidade teórico-prática, ou seja, é possível desenvolver habilidades e tornar-se competente no fazer docente, por meio de vivências em sala de aula e auxiliando no processo de ensino aprendizagem dos alunos. Dessa forma, objetiva-se analisar e reconhecer o modo em que o PRP auxilia na formação profissional dos residentes de Geografia. Para isso, foi utilizado a análise quali-quantitativa encaminhada aos 15 bolsistas, com duas perguntas sobre o Programa em que se verifica a percepção dos bolsistas sobre suas experiências e vivências no Programa. Para não identificar o nome dos bolsistas será utilizado como aluno 1, 2 e assim por diante. O bolsista 1 enfatizou a importância do programa pelas experiências em sala de aula, fazendo este sair da universidade com uma base para atuação em sala de aula. O aluno 2, além de mencionar a imersão em sala de aula, apontou a troca de saberes com o professor e o acompanhamento do processo de preparação e execução das aulas. Outros bolsistas responderam que o PRP é um programa que vem promovendo o desenvolvimento dos futuros profissionais, além de possibilitar acesso a metodologias diversas a partir das vivências com o professor preceptor. Ademais, foram executados alguns trabalhos, onde conseguimos ter proximidade dos alunos, mantendo um diálogo mais próximo com eles, sendo um Programa necessário, pois aproxima o graduando com a sala de aula, fornecendo experiências e aperfeiçoamentos ao futuro profissional.

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Publicado
2024-01-24