RESIDÊNCIA PEDAGOGICA: RELATO DE UMA RESIDENTE DO CURSO DE PEDAGOGIA - UEL

  • Manuela de Marchi Montenegro Universidade Estadual de Londrina
  • Dian Carla Cardoso Universidade Estadual de Londrina
  • Eliacir Neves Franca Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Residência Pedagógica, docência, pedagogia

Resumo

O programa de residência pedagógica UEL/CAPES 2023/2024 desempenha um papel fundamental na formação do estudante de pedagogia, proporcionando uma experiência prática valiosa que complementa o aprendizado teórico que obtivemos durante o curso, capacitando e preparando os estudantes para uma futura atuação como profissionais de qualidade. Com isso, este trabalho tem como objetivo relatar nossas experiências, vivências e aprendizagens dentro do programa de residência pedagógica em uma escola de Educação Básica. Nós tivemos a oportunidade de nos aproximar do ambiente escolar e criar relações com os alunos de forma significativa para ambos, onde acompanhamos a evolução e o desenvolvimento de cada um e colaboramos com intervenções, troca de diálogos, planejamentos, materiais de apoio, atividades, brincadeiras e jogos, possibilitando a construção de novos saberes e conhecimentos. Desta forma, os resultados obtidos até o momento, foram positivos e satisfatórios, principalmente para nós que ganhamos experiência e mais confiança em nossa atuação como profissionais e para nosso desenvolvimento na própria graduação. Sendo assim, a residência pedagógica tem cumprido com excelência seus objetivos em relacionar a teoria com a prática, capacitando seus acadêmicos para uma docência significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-24