RESIDÊNCIA PEDAGOGICA: RELATO DE UMA RESIDENTE DO CURSO DE PEDAGOGIA – UEL

  • Mariana Silvério Universidade Estadual de Londrina
  • Eliacir Neves França Universidade Estadual de Londrina
  • Marlizete Cristina Bonafini Steinle Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Residência Pedagógica, Experiências, Formação de Professores

Resumo

A formação docente do futuro pedagogo tem por finalidade capacitar a sua atuação profissional fundamentada na teoria e na prática. Sendo assim, por meio do Programa da Residência Pedagógica UEL/CAPES 2023/2024, junto ao curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina, tive a oportunidade de aprimorar a minha atuação na docência dos anos iniciais do ensino fundamental. Este resumo tem por objetivo relatar quais foram as minhas aprendizagens adquiridas durante o Programa de Residência Pedagógica em uma escola de educação básica. Posso afirmar que muitas foram as minhas aprendizagens e vários os conhecimentos obtidos, contribuindo de forma significativa para minha formação docente, na medida que me foi possibilita a construção de novos saberes. Aprendi pelas experiências vivenciadas em sala de aula; conheci diferentes estratégias metodológicas, utilizei tecnologia educacional; materializei a teoria em meus planejamentos; conheci a rotina escolar por meio da imersão ininterrupta e participei de situações reais de ensino e aprendizagem presentes no cotidiano escolar. Desta forma, os resultados da participação na residência pedagógica tem demonstrado que o acadêmico leva da graduação uma grande experiência no ensino escolar e mais confiança na sua atuação profissional, corroborando com uma educação superior de qualidade. Acredito que, a Residência Pedagógica tem cumprido com o seu objetivo de estreitar o diálogo da universidade com a educação básica, bem como capacitar seus acadêmicos para uma docência real.

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Publicado
2024-01-24