SAEB – DESCRITORES DA LÍNGUA PORTUGUESA E PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO

  • Ana Beatriz Pires Cruz Brandão Universidade Estadual de Londrina
  • Lorrayne Fagundes da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Laís Fernanda dos Santos Santini Universidade Estadual de Londrina
  • Breno Ernesto Rhoden Universidade Estadual de Londrina
  • Wandette Maria Bottas Universidade Estadual de Londrina
  • Vilma Aparecida do Canto Universidade Estadual de Londrina
  • Núbio Delanne Ferraz Mafra Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: educação, língua portuguesa, SAEB, IDEB, descritores

Resumo

O sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é um programa de avaliação educacional que visa investigar a qualidade do ensino oferecido nas escolas do Brasil. Avalia os estudantes em diversas áreas, incluindo Língua Portuguesa. Neste contexto, está presente o IDEB: quantificador do desempenho dos discentes. Por sua vez, os descritores são fundamentais nas provas do SAEB, porquanto definem as habilidades e competências exigidas dos alunos para responder às questões da prova. Essas aptidões englobam aspectos como leitura, interpretação de texto, gramática, escrita, dentre outros (LIMA; RIBEIRO, 2013). A avaliação do SAEB é aplicada em distintos níveis de ensino, incluindo o ensino médio, e nessa conjuntura, o papel do docente é fundamental na preparação dos alunos; os resultados da avaliação do SAEB são utilizados para medir a performance das escolas e do sistema de ensino brasileiro como um todo. Após análise, novas estratégias são elaboradas para tornar a aprendizagem progressivamente eficaz (GOMES, 2019). Sendo assim, o presente trabalho – idealizado pelos participantes do Subprojeto Língua Portuguesa do PIBID – tem como objetivo explicitar a consistência da mensuração do desempenho dos alunos brasileiros no contexto ensino da Língua Portuguesa em turmas de ensino médio de colégio estadual de Londrina (PR).

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Publicado
2024-01-24