TRANSTORNODO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE (TDAH): IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO PRECOCE

  • José Luciano Tavares da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Gustavo Andre Sgarioni Vanzo Universidade Estadual de Londrina
  • Josiane Cecília Luzia Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, Estudantes, Avaliação

Resumo

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por deficits de atenção, hiperatividade e impulsividade. Este transtorno é um dos mais frequentes entre crianças em idade escolar e pode persistir até a vida adulta, interferindo na qualidade de vida e no convívio social/acadêmico, além do elevado custo econômico, não apenas às famílias dos indivíduos acometidos, mas também aos cofres públicos. Assim, o diagnóstico e consequentemente o tratamento adequado do TDAH é imprescindível para um prognóstico favorável, beneficiando toda a sociedade. O objetivo desse estudo foi o de realizar um levantamento bibliográfico sobre a avaliação dos indivíduos com TDAH. Para tanto, utilizou-se bases de dados SciELO, CAPES/MEC e PubMed/MEDLINE, bem como livros e capítulos de livros relacionados, considerando-se os seguintes descritores:“Transtorno de Déficit de atenção com Hiperatividade e Avaliação” e “Attention Deficit Hyperactivity Disorder and Assessment”.Os critérios de inclusão se basearam em artigos que possuíam os descritores citados e com acesso livre, além de livros e capítulos de livros. Após a leitura do material, excluíram-se os repetidos e os que não possuíam relação direta com os objetivos da pesquisa. A literatura mostrou que a avaliação do TDAH é clínica e deve ser realizada precocemente por uma equipe multidisciplinar, permitindo que a intervenção seja realizada no momento certo. Desta maneira, aumenta-se a probabilidade de remissão dos sintomas, acarretando melhora da qualidade de vida, além de permitir que as despesas com saúde e danos ao patrimônio público possam ser gerenciadas para outras demandas sociais.

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Publicado
2024-01-24