UMA ANÁLISE MULTIFATORIAL DO USO DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

  • Sônia Regina Antunes Naufal de Souza Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Victória Caroline Garcia da Silva Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • José Luciano Tavares da Silva Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Palavras-chave: tecnologia, educação, neurociências

Resumo

As transformações tecnológicas são constantes em nossa sociedade e, em menor ou maior grau, produzem impactos e modificações nos processos de interação humana. Assim, a tecnologia digital, quando voltada para infância e adolescência, tem recebido atenção especial, devido ao excesso deles à internet e às redes sociais. Todavia, pensar no processo de aprendizagem sem o uso das tecnologias, pode ser uma ação descabida, pois refere-se a um meio com infinitas possibilidades. Assim, os objetivos dessa investigação foram os de compreender os impactos da tecnologia no desenvolvimento e aprendizagem, suas influências comportamentais e cognitivas para o âmbito acadêmico e profissional. Como sustentação teórica, foram realizadas buscas nas bases de dados Scielo, Pepsic e Google Acadêmico, considerando os descritores: tecnologia e educação, neurociências e psicologia escolar, assim como leituras bibliográficas. Os resultados da pesquisa apontaram as transformações tecnológicas-digitais influenciando nas relações sociais, na reorganização do aparato sensorial e cognitivo, gerando modificações nos processos atencionais, no controle inibitório e no desenvolvimento emocional. Fenômeno que tem sido estudado, sobretudo, por implicar no aumento da dopamina, um mensageiro químico (neurotransmissor), que atua no sistema nervoso central dos mamíferos, incluindo os seres humanos. Logo, os impactos da tecnologia são ainda maiores nas fases iniciais do desenvolvimento cerebral comparados aos indivíduos já adultos. Quando se trata, em especial, de habilidades cognitivas e socioemocionais necessárias ao processo de aprendizagem, aponta-se para a necessidade de monitoramento do tempo de uso da tecnologia e o direcionamento ao usuário para saber usufruir dos aparatos tendo-os a favor dos processos educacionais.

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Publicado
2024-01-24