UMA EXPERIÊNCIA COM A FILOSOFIA ESTÉTICA DE NIETZSCHE EM UMA SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO

  • Vinícius Pedroza Morelato Universidade Estadual de Londrina
  • Carlos Alberto Albertuni Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: arte, ensino médio, estética

Resumo

Introdução: A filosofia estética de Nietzsche, representa, na maioria, uma valoração do papel da arte na vida humana, sendo assim, a proposta é expor alguns conceitos estéticos do filósofo para discentes do ensino médio e propor que eles criem narrativas reflexivas sobre esses elementos. Objetivo: O presente trabalho busca, reflexões acerca da experiência que os alunos do ensino médio do Colégio de aplicação pedagógica da Universidade Estadual de Londrina tiveram com a filosofia estética de Friedrich Nietzsche, visto que, em grande maioria, é um contato inicial e primogênito. Buscamos reflexões sobre o papel da arte na vida dos seres humanos e compreender a percepção dos estudantes do ensino médio do colégio aplicação. Metodologia: Via aula expositiva os alunos mergulharam na estética do autor, foram sensibilizados por pinturas e imagens que representam os conceitos trabalhados e foi posteriormente proposto, uma atividade em que, os discentes devem explicitar suas reflexões sobre o papel da arte na vida humana, bem como sobre a visão do autor através dos conceitos trabalhados. Resultados: Mediante uma atividade reflexiva realizada posteriormente à aula expositiva, podemos observar um interesse genuíno quando se trabalham com elementos artísticos, foi possível observar que, a filosofia estética do autor exerce uma sensibilização para os discentes e promove uma nova percepção sobre o mundo, podemos compreender que, ao compreenderem o papel central da arte na filosofia Nietzscheana, os alunos passaram a atribuir maior significado à arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-24