VOZ, CORPO E OUTROS INSTRUMENTOS

  • Otávio Kenji Ochiai Universidade Estadual de Londrina
  • Helena E. M. N. Loureiro Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: musicalização, ensino fundamental, voz, corpo, jogos musicais

Resumo

O projeto de ensino realizado no Colégio de Aplicação da UEL proporcionou aulas de música para crianças do 4o ano do ensino fundamental, visando o desenvolvimento musical e o acesso à cultura. As aulas semanais, realizadas de março a maio em 2023, envolveram atividades planejadas e ministradas em dupla formada por mim e outra estudante do quarto ano do curso de Música da UEL, com o suporte de colegas e da professora orientadora, num grupo multisserial de estágio e prática de ensino (GMEPE). O plano focou em conteúdos relacionados a melodia e ritmo, essenciais para a estruturação musical, e teve como objetivo geral que as crianças se expressassem musicalmente através da voz e do corpo. As atividades incluíram jogos musicais, movimentação corporal, produção sonora e musical, conhecimento de instrumentos musicais e apreciação de músicas relacionadas ao conteúdo das aulas, tanto por meio de gravações quanto de performances ao vivo que apresentamos para as crianças. No final do projeto as crianças alcançaram os objetivos, expressando-se musicalmente de forma lúdica, demonstrando sucesso na abordagem pedagógica. Para mim essa experiência prática foi fundamental, fortalecendo minha formação como professor de musicalização infantil em escola regular e me incentivando a seguir carreira na área de educação musical. A musicalização busca desenvolver a musicalidade e o acesso à cultura musical, sendo essencial a existência de professores qualificados, com formação consistente. O Programa de Residência Pedagógica reforça essa formação valorizando o estágio, que permite a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos e a experimentação de diversas abordagens pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-01-24