A IMPORTÂNCIA DAS DINÂMICAS E ATIVIDADES LÚDICAS DE EDUCAÇÃO SEXUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
O projeto de extensão “Educação para sexualidade: diálogo entre a UEL e a Educação Básica” iniciou-se em 2018, dado a necessidade de formar profissionais preparados para a educação sexual, visto a urgência da abordagem do tema. Dentre as ações realizadas, fomos convidados para atuar em uma escola de rede municipal de Londrina, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, durante o mês de setembro, destacando-se neste trabalho a aplicação de atividades lúdicas nas turmas de 3° e 5° anos, abordando temas como: higiene; genitálias; consentimento e a prevenção ao abuso sexual, com o objetivo de que os alunos pudessem saber as formas corretas de se higienizar; conhecer o próprio corpo; identificar os limites pessoais e; reconhecer possíveis situações de abusos e comunicar situações de desconforto. Foi realizada uma dinâmica, contada uma história e passada uma música para a abordagem lúdica dos temas, com questionamentos direcionados aos alunos durante as práticas. Por fim, propusemos uma atividade em que os alunos deveriam expressar, em um desenho de um boneco impresso, a partir da analogia do semáforo (Verde = Avance/Pode tocar; Amarelo = Atenção; Vermelho = Pare/Não pode tocar), as partes do corpo que podem ou não ser tocadas por outras pessoas. Foi possível observar entendimento dos estudantes, através de sua participação, comentários e desenhos, com um diálogo muito importante tendo se estabelecido, podemos considerar nossos objetivos sucedidos e uma experiência enriquecedora para todas as partes envolvidas.