A LITERATURA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM: INTERTEXTUALIDADE E REFLEXÃO CRÍTICA NO ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO
Resumo
Esta prática reuniu obras de autores clássicos e contemporâneos, como Machado de Assis, Socorro Acioli, Sherlock Holmes (de Sir Arthur Doyle) e Geovani Martins, com o objetivo de integrar a literatura ao ensino de Administração. A proposta visou ampliar o horizonte cultural dos estudantes, oferecendo uma formação além dos conceitos técnicos e promovendo uma reflexão crítica para aprimorar a interpretação de textos gerenciais e a prática administrativa. O principal objetivo foi promover uma melhor compreensão dos estudantes sobre temas como Comportamento Organizacional, Comunicação, Liderança e Gestão de Conflitos, utilizando a intertextualidade entre as obras literárias e os conceitos de Administração. A metodologia adotada incluiu uma pesquisa quantitativa entre alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis para investigar seus hábitos de leitura. Os resultados da pesquisa indicaram que 60% dos alunos leem um ou nenhum livro por ano. Na sequência, foram selecionados trechos literários em parceria com um professor do Departamento de Letras da UEL, que se relacionavam com temas administrativos. Os textos eram impressos e lidos em sala após a exposição do conteúdo técnico de Administração. Em seguida, eram realizadas Rodas de Conversas, promovendo debates entre os alunos sobre os conteúdos. A inclusão de textos literários foi bem recebida, enriquecendo as discussões sobre os temas abordados e a escuta ativa por parte dos discentes e docentes. Desse modo, concluímos que a literatura é uma ferramenta poderosa no ensino de Administração, promovendo o desenvolvimento cognitivo, a capacidade crítica e de expressão, bem como um maior engajamento e acolhimento dos estudantes.