A POTENCIALIZAÇÃO DE GRUPOS DE ESTUDOS ATRAVÉS DA DISSEMINAÇÃO DE CONTEÚDOS TÉCNICOS: ESTRATÉGIAS DIGITAIS

  • Rafael Andrade Barbosa Universidade Estadual de Londrina
  • Karine Fernanda da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Natalia Gonzaga Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Inspeção, Mídias Digitais, Produtos de Origem Animal, Saúde Pública

Resumo

A aproximação da sociedade com o digital transforma a maneira como conteúdos informativos são consumidos e compartilhados. Isso permite uma abordagem rápida e capaz de alcançar diferentes públicos. No contexto acadêmico, essa abordagem aproxima a sociedade e a academia, facilitando a disseminação de conteúdos especializados e educativos. A utilização do Instagram foi a escolha do Grupo de Estudos de Inspeção de Produtos de Origem Animal (GEIPOA) para divulgar informações que impactam positivamente a vida cotidiana da população, simplificando temas técnicos e científicos. Além de promover encontros quinzenais, nos quais são discutidos temas atuais sobre a inspeção de produtos de origem animal, envolvendo alunos de Medicina Veterinária, o grupo também produz e divulga materiais relacionados ao tema, ligando-os ao cotidiano da comunidade externa. Os materiais são elaborados pelos alunos bolsistas de graduação e alunos de pós-graduação e revisados pelo professor coordenador para garantir a veracidade das informações. Entre 08/2023 e 10/2024, o GEIPOA produziu e divulgou mais de 45 postagens informativas sobre inspeção, além de 90 stories com enquetes relacionadas aos posts, visando fixar os conteúdos e gerar interação com o público. O perfil alcançou 2.600 contas e teve 291 acessos internos, demonstrando, assim, grande impacto na propagação de temas relevantes para a saúde pública. O uso do Instagram como ferramenta de divulgação científica tem mostrado resultados positivos na disseminação de conhecimento técnico sobre temas importantes, como a inspeção dos produtos de origem animal. As estratégias adotadas pelo GEIPOA têm gerado impacto positivo e atraído tanto a comunidade acadêmica quanto o público externo interessado.

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Publicado
2024-11-26