CARTILHA SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA PARA MEMBROS DA COMUNIDADE ESCOLAR

  • Eduarda Gabriela Gonçalves Medeiros Universidade Estadual de Londrina
  • Silvia Cristiane Murari Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Autismo, cartilha, escola, funcionários, inclusão

Resumo

A inclusão de pessoas autistas depende, em parte, da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Embora a educação inclusiva tenha avançado, nota-se pouca atenção a funcionários, como zeladores, secretários, cozinheiros. Este trabalho teve como objetivo produzir uma cartilha informativa para orientar tais funcionários sobre as características particulares de pessoas autistas, os principais sinais de crises e, os principais gatilhos que podem desencadeá-las e, ainda, formas de interação com autistas. A proposta do trabalho previa 3 etapas. Serão apresentadas as Etapas 1 e 2. Na Etapa 1 foi realizado um levantamento de materiais no Google escolar, e no periódico CAPES. No google escolar foram utilizadas as palavras “autismo”, “funcionários”, “cartilha”, “escola”, “inclusão” e foram encontrados 1150 trabalhos. Aos materiais encontrados aplicou-se os critérios de inclusão e exclusão e 7 foram selecionados para a leitura integral. No periódico CAPES utilizou-se as palavras” autis*” e “cartilha”. Foram encontradas 11 cartilhas, que foram lidas integralmente. Na Etapa 2 os 18 trabalhos selecionados foram analisados na busca de orientações sobre autismo dirigidas aos funcionários das escolas. Como resultado pode-se apontar a ausência de tais orientações. Estas eram dirigidas a professores, profissionais e pais, mas nenhuma aos funcionários. A partir destes resultados entendeu-se necessário, antes da produção da cartilha, realizar entrevistas com funcionários de escolas, ouvir suas demandas e fazer uma releitura e adaptação dos materiais encontrados. Conclui-se, que a produção de materiais informativos à funcionários é premente. Pretende-se elaborar uma cartilha voltada a estes membros escolares em estudo futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-11-27