CINEPET: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA ESTIMULAR A REFLEXÃO CRÍTICA EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Resumo
O CinePET é uma atividade científico-cultural realizada pelo Programa de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina (PET-EF) utilizando o cinema como ferramenta para estimular o debate, senso crítico e consciência social entre o público interno e externo da Universidade. Com objetivo de abordar temas relevantes e que provoquem reflexões propondo a utilização de um curta ou longa-metragem, essa abordagem visa não apenas promover discussões enriquecedoras, mas também ampliar a visão e o conhecimento dos participantes sobre as questões apresentadas. A atividade é desenvolvida a partir da escolha, de forma consensual entre os integrantes do PET-EF, de um filme a ser apresentado. A partir de então, são convidados professores e/ou demais pessoas que estudam as temáticas abordadas pelo filme, para enriquecerem a discussão após a exibição. Exige-se uma organização prévia do espaço no qual será realizada a sessão, controle de inscrições dos participantes, verificação dos equipamentos, elaboração e divulgação de conteúdos para as mídias sociais e a alimentação durante a sessão. Em 2024, foram realizadas três sessões do CinePET. A partir das experiências obtidas por meio desta atividade, pôde-se constatar que a mesma contribuiu para a expansão da interação entre os membros do PET-EF e comunidade acadêmica, a partir da construção de um espaço multidisciplinar, acolhedor e prolífero, no qual diálogos e reflexões críticas puderam ser realizados. Os CinePETs desenvolvidos pelo grupo PET-EF estimulam a ampliação do repertório científico-cultural somando ao desenvolvimento das capacidades essenciais aos sujeitos, que reverberam para além dos contextos universitários condutas éticas e transformadoras.