CONTRIBUIÇÕES DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR NA FORMAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA SAINT JAMES INTERNATIONAL SCHOOL
Resumo
A Iniciação Científica Júnior (ICJR) é uma ação educacional que permite ao aluno vivenciar a construção da formação de conhecimentos científicos. O objetivo do presente estudo foi analisar as contribuições de um Programa de Extensão que fornece atividades de ICJR para alunos do Ensino Médio. Assim, foi criado um questionário sobre as atividades realizadas durante o Projeto de Extensão no qual os participantes da ICJR responderam. Dentre as principais atividades fornecidas no projeto, destacam-se: apresentação e discussão de artigos científicos, participação e apresentação de trabalhos em congresso científico, coleta e análise de dados e discussão de projetos de pesquisa. Os alunos possuem idade entre quatorze e quinze anos e se encontram cursando o 1° ano do ensino médio. Quanto à motivação para a entrada no Projeto, 75% dos alunos disseram que foram atraídos por interesse em ciência e pesquisa. A maior parte dos alunos (75%) apontaram que a maior influência para entrar no projeto foi decorrente de amigos e colegas. Enquanto, 50% dos alunos indicam a influência para a preparação para vestibular ou interesse na carreira acadêmica e melhor formação por meio de atividade extracurricular. Quanto ao feedback sobre o Projeto, todos avaliam o projeto com uma experiências muito satisfatória e que recomendariam a outros alunos. Ainda, 75% dos participantes reportam que consideram as atividades formativas como excelente e que as atividades realizadas superaram as expectativas. Estes resultados sugerem que a experiência proporcionada pelo Programa de Formação Complementar foi muito positiva para a formação acadêmica e profissional dos estudantes.