EDUCAÇÃO EM SAÚDE POR MEIO DE REDES SOCIAIS E ATIVIDADES REMOTAS NA LIGA ACADÊMICA DE FARMACOLOGIA E CLÍNICA
Resumo
A educação em saúde se trata de um processo contínuo que visa orientar e capacitar indivíduos sobre temas relacionados à promoção da saúde e bem-estar da comunidade. Atualmente, tem-se encontrado nas plataformas digitais um meio inovador e eficaz para a disseminação de conhecimentos e combate a desinformação, permitindo, assim, a interação com o público externo. Logo, a fim de avaliar a educação em saúde por meio de redes sociais e atividades remotas da Liga Acadêmica de Farmacologia e Clínica (LAFAC) da Universidade Estadual de Londrina, o presente trabalho objetivou entrevistar membros ligantes em relação ao impacto das redes sociais e atividades remotas da LAFAC no aprendizado em saúde. Assim, foi realizado um formulário pelo Google Forms, no período do dia 11 a 16 de Outubro, com questões relativas aos conteúdos e estudos promovidos pela diretoria da LAFAC. De acordo com os resultados gerados, os alunos que participam ativamente da liga (n=17), envolvem-se ativamente dos encontros propostos. Do montante, unanimemente, cogitaram que as redes sociais influenciam de modo positivo na participação das ações propostas. Quanto ao impacto da liga acadêmica no ensino, todos apontaram que há relação direta no aprendizado, com o aumento no desempenho dos ligantes em avaliações aplicadas pela universidade em uma frequência satisfatória. Por fim, a divulgação de conteúdos educacionais, eventos e reuniões foram apontados como as principais funcionalidades da LAFAC. Pode-se concluir que as ligas acadêmicas promovem acesso idôneo e competente quanto à promoção do ensino, sendo as redes sociais, importantes vias de disseminação ao seu acesso.