EXPERIÊNCIAS DA INTERVENÇÃO "RACISMO ESTRUTURAL NO BRASIL: DESAFIOS E LUTAS DIÁRIAS

  • Claudinéa Cipriano de Oliveira Góes Universidade Estadual de Londrina
  • Giovano Gonçalves Universidade Estadual de Londrina
  • André Lopes Ferreira Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Racismo estrutural, consciência histórica, discurso científico, PIBID

Resumo

Este trabalho apresenta as experiências dos integrantes do PIBID História/UEL com a intervenção prática realizada no Colégio de Aplicação em Londrina/PR, com turmas do primeiro ano do Ensino Médio. O destaque da intervenção foi a interação dos alunos em uma live com a Ministra do TSE, Edilene Lôbo, a primeira mulher negra a ocupar esse cargo, realizada em 13 de novembro de 2023, que foi transmitida e gravada pelo @NeabUEL, canal no YouTube administrado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UEL. Nosso objetivo era desenvolver meios para que o aluno compreendesse e identificasse, dentro do contexto social ao qual pertence, manifestações do racismo estrutural. Para tanto, mostramos vídeos disponíveis no YouTube que apresentavam autores afirmando ou questionando a existência do racismo estrutural no Brasil e, junto com os alunos, investigamos e discutimos as ideias desses autores. Pautamos nosso objetivo na teoria da consciência histórica (Rüsen, 2006; 2010; 2015), no conceito de racismo estrutural (Almeida, 2019) e no uso de recursos digitais para fins pedagógicos (Rodrigues, 2021). Desse modo, a problematização e contextualização dos vídeos identificou uma menor produção científica daqueles que minimizam a presença do racismo estrutural no Brasil, o que possibilitou uma reflexão crítica sobre a fragilidade dos argumentos apresentados nos vídeos. Após essa atividade, alguns alunos começaram a perceber certas experiências individuais como manifestações de racismo estrutural e a interação com a Ministra foi mais significativa, ressaltando a importância de integrar teoria e prática, assim como a relevância do PIBID para facilitar essa conexão.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-11-29