FORTALECENDO COMPETÊNCIAS ACADÊMICAS EM UNIVERSITÁRIOS: GRUPOS DE APOIO COMO ESTRATÉGIA PARA INCLUSÃO
Resumo
Conforme a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que define o público-alvo e faz orientação para a organização de ações voltadas ao acesso, a permanência e a participação desses alunos no ensino superior, o Núcleo de Acessibilidade da UEL (NAC) atua de forma a promover essas diretrizes e, dentre suas ações, destaca-se a oferta de grupos de apoio: 1. grupo para mentoria de universitários com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) e 2. grupo de apoio para pessoas com TDAH e/ ou Transtornos Específicos de Aprendizagem. Estes grupos buscaram proporcionar a troca de experiências entre os estudantes, além de estimular o desenvolvimento de competências sociais e acadêmicas. Cada grupo realizava um encontro mensal e as moderadoras organizavam e-mails semanais complementares à temática trabalhada. O trabalho foi realizado ao longo do 1° semestre do ano letivo de 2024 e, a partir da demanda dos participantes, foram planejadas temáticas que, na maioria das vezes, foram coincidentes entre os 2 grupos: lidar com a procrastinação, organizar rotinas e aprender estratégias de estudo. Os resultados revelaram que uma parte significativa dos estudantes enfrentava dificuldades em organizar seus estudos, delimitar o foco e utilizar ferramentas que poderiam auxiliar na criação de uma rotina acadêmica mais estruturada. Os participantes do grupo AH/SD também discutiram a suplementação horizontal e vertical, além da questão do tédio. Assim, conclui-se que os grupos desempenharam um papel importante na identificação e busca de soluções das demandas, recebendo feedbacks que são essenciais para a elaboração de futuros projetos.