MINICURSO DE PRÉ-CÁLCULO
Resumo
Um dos maiores desafios nas graduações em áreas de exatas é a grande defasagem matemática que os novos ingressantes experienciam no primeiro ano, principalmente aqueles oriundos do ensino público brasileiro. A fim de mitigar este obstáculo, a matéria de pré-cálculo foi adicionada em várias grades curriculares, com grande efeito. Porém, constata-se ainda uma grande distância entre o que o curso espera que o aluno saiba e o que ele de fato conhece. Este minicurso, idealizado pelo Ramo Estudantil IEEE UEL, procura atacar essa dificuldade através de aulas focadas nos tópicos mais cruciais da matéria de pré-cálculo, permitindo que os alunos revisem o conteúdo e reforcem sua base matemática. O Ramo Estudantil entrou em contato com o grupo PET Matemática para que ministrasse as aulas com base no material elaborado pelos organizadores do evento, com este fim, foram designados quatro dias para efetuar o projeto. As aulas foram ministradas por meio de transmissões ao vivo efetuadas na plataforma YouTube, as quais foram posteriormente salvas e divulgadas no canal do Ramo Estudantil. As divulgações foram bem recebidas, com mais de 170 espectadores ao vivo no período alocado de quatro dias, atingindo estudantes de diversos cursos de graduação da UEL. Projetos tais como esse são essenciais para a retenção de alunos oriundos do ensino público e mantém uma qualidade de aprendizado melhor entre todos os estudantes.