MONITORIA ESPECIALIZADA PARA ALUNOS ESPECIAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
A anatomia é uma ciência dinâmica, cujo processo ensino-aprendizagem é geralmente amparado por aulas práticas. Por ser uma disciplina complexa, frequentemente há apoio ao aprendizado por meio de monitorias acadêmicas. Além disso, é crucial entender que, atualmente, a Universidade Estadual de Londrina apresenta o Núcleo de Acessibilidade (NAC), e que há o incentivo, cada vez maior, de torná-la acessível para todos. E, para estar verdadeiramente disponível para todos, é necessário se adaptar para atender, de forma humana e digna, os alunos que possuem necessidades especiais. O objetivo do presente trabalho é expor a adequação dos monitores de anatomia humana para atender alunos portadores de necessidades especiais. Alunos portadores de deficiência física foram acompanhados por monitores, em contraturno, em complemento às aulas práticas. Foi feita combinação entre descrição anatômica e demonstração tátil das estruturas estudadas. Os monitores se revezaram e atenderam os alunos duas vezes na semana. Outro método empregado foi formular questões sobre o conteúdo, como revisão para os estudantes verificarem seu progresso. Atualmente estão sendo preparadas peças esquemáticas em 3D com relevos mais acentuados para facilitar a assimilação das características morfológicas. Os resultados foram positivos; os alunos tiveram acesso a monitorias exclusivas, podendo sanar dúvidas e entender melhor sobre as estruturas anatômicas. O rendimento nas avaliações foi significativamente melhorado, comparando com antes das monitorias. Fica assim evidente a necessidade de atividades extracurriculares para amparar o processo ensino-aprendizagem de alunos com necessidades especiais. A Universidade é para todos, e atividades extracurriculares como a exposta são cruciais para uma inclusão coerente.