O ENSINO TEÓRICO-PRÁTICO DAS MANOBRAS DE DESENGASGO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA

  • Pedro Onofre Thomaz Ramalho Universidade Estadual de Londrina
  • Giovanna Guerra Secorun Universidade Estadual de Londrina
  • Giovana Takeshita Itimura Universidade Estadual de Londrina
  • Fatima Mitsie Chibana Soares Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: educação em saúde, emergências, engasgo, primeiros socorros

Resumo

O engasgo é uma obstrução das vias aéreas que representa um problema de saúde pública do país, especialmente entre crianças e idosos. Isso se mostra relevante devido à possível evolução desse quadro a uma asfixia e, consequentemente, ao óbito. A prevenção desse cenário depende do conhecimento de técnicas específicas para promover a desobstrução das vias respiratórias do indivíduo engasgado. Tendo em vista a importância do aprendizado dessas técnicas, o Grupo Pulmonare, por meio de atividades voltadas para os estudantes de medicina da UEL, objetiva desenvolver habilidades relacionadas à avaliação e a conduta frente aos problemas respiratórios dos pacientes, como situações de engasgo, para que esses conhecimentos sejam devidamente aplicados na rotina dos profissionais de saúde. Em setembro de 2024, realizou-se uma capacitação sobre manobras de desengasgo em crianças e adultos. Essa aula teórico-prática ocorreu no Centro de Ciências da Saúde, com 29 alunos do grupo presentes. Foram explicadas as principais situações emergenciais de engasgo, abordando o manejo do indivíduo engasgado consciente e inconsciente. Além disso, houve atividades práticas, em que os estudantes treinaram as manobras em bonecos de diferentes faixas etárias, para compreenderem as técnicas de desengasgo dependendo do contexto, seja uma vítima adulta ou criança, com o auxílio do professor. Como resultado, os estudantes puderam demonstrar os conhecimentos obtidos ensinando as manobras de desengasgo para adolescentes de diversas escolas de Londrina, em um workshop promovido pela Atlética de Medicina da UEL. Portanto, essa atividade de ensino promoveu melhoras socioeducativas tanto para os futuros profissionais quanto para a comunidade escolar.

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Publicado
2024-12-02