PROGRAMA DE APOIO DOCENTE DISCENTE – PADD: O EIXO DO DOCENTE ACOLHEDOR
Resumo
Introdução: O Programa de Apoio Docente Discente (PADD) é um projeto de formação complementar que envolve a participação de docentes e discentes do Centro de Ciências da saúde da Universidade Estadual de Londrina (CCS/UEL) com o objetivo fornecer apoio aos discentes e docentes nos casos de violência, abuso, preconceito e sofrimento psíquico. Objetivo: Descrever o eixo do docente acolhedor de um programa de Apoio Docente Discente. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência das atividades desenvolvidas no eixo do docente acolhedor. Resultados: A implementação do eixo do docente acolhedor tem mostrado resultados positivos na identificação precoce de crises e sintomas de sofrimento mental entre os estudantes. O acolhimento realizado pelos docentes tem proporcionado um ambiente seguro e de confiança, onde os estudantes se sentem à vontade para buscar ajuda. A orientação fornecida tem facilitado o acesso dos estudantes aos serviços de saúde mental, tanto municipais quanto institucionais, contribuindo para um melhor manejo das situações de crise e para a promoção do bem-estar mental. Considerações Finais: O eixo do docente acolhedor no PADD tem se mostrado uma estratégia eficaz para a promoção da saúde mental no CCS/UEL. Através do acolhimento e orientação, os docentes acolhedores desempenham um papel importante na identificação e encaminhamento de estudantes, fortalecendo a rede de apoio e contribuindo para a formação de um ambiente universitário mais saudável e acolhedor.