PROJETO INTERAÇÃO: RETRIBUIÇÃO À COMUNIDADE, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE DE ENSINO

  • Ana Júlia Feitosa de Souza Martins Universidade Estadual de Londrina
  • Marielly Sene Munhoz Universidade Estadual de Londrina
  • Nathaly Emy Noguti Catarino Universidade Estadual de Londrina
  • Thiago Farias da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Avacir Casanova Andrello Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: experimentos, ensino, ciência

Resumo

O curso de bacharelado ensina conteúdos técnicos, buscando preparar o estudante para continuar produzindo conhecimento na academia, ligada à docência. Todavia, parte crucial da educação do aluno é retribuir à comunidade em que está inserido. Assim, ao analisar o cenário brasileiro quanto a receptividade da ciência, percebe-se a necessidade de introduzir o contato com a atividade científica mais cedo às crianças. Nesse contexto, o projeto Interação foi desenvolvido pelo PET Física, realizado mediante visitas mensais à Casa Acolhedora de Londrina, que atende crianças em risco de vulnerabilidade social. O objetivo é democratizar a ciência, buscando instruir, cultivar o gosto pela Física e fornecer experiências significativas para os participantes. Na metodologia escolhida, de forma atrativa ao público-alvo e diferente do convencional, são apresentados experimentos de baixo custo, feitos com materiais de acessíveis. Geralmente, os experimentos são construídos junto com os jovens, acompanhados de explicação coerente à idade. Outras vezes, em casos de assuntos mais complexos, são passadas apresentações através de vídeos ou “slides”, também associados à explicação adequada e seguidos de uma atividade prática onde eles podem demonstrar o que aprenderam sobre o conteúdo. Portanto, o contato com a ciência na prática resulta em impactos significativos no aprendizado, ajudando a relacionar os conhecimentos obtidos com as atividades do cotidiano, além da melhora nas habilidades de ensino dos integrantes do PET ao treinar diferentes formas de lecionar, vista a distinta faixa etária com a que lidam na graduação, também proporcionando momentos marcantes para as crianças, que se divertem enquanto aprendem.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-12-02