RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MONITORIA ACADÊMICA EM ANATOMIA: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Resumo
A anatomia é uma ciência básica, presente na formação de múltiplos cursos das áreas biológicas, agrárias, humanas e da saúde. Na Universidade Estadual de Londrina, atualmente, 13 cursos são atendidos pelo Departamento de Anatomia. No entanto, o aprendizado da Anatomia é desafiador devido à grande quantidade de estruturas que os alunos precisam visualizar e compreender. Para auxiliar nesse processo, a monitoria acadêmica se apresenta como uma alternativa de suporte, proporcionando um ambiente de aprendizado mais próximo ao aluno, facilitando muitas vezes seu acesso ao conhecimento. O trabalho tem por objetivo relatar a experiência dos monitores de Anatomia Humana da Universidade Estadual de Londrina no curso de Educação Física, e destacar a importância dessa atividade no processo de ensino-aprendizagem. A monitoria fora realizada para a disciplina de Anatomia Humana durante o ano letivo de 2024, com apoio dos monitores em aulas práticas e atividades extracurriculares, auxiliando na identificação de estruturas e esclarecimento de dúvidas, além de revisões teórico-práticas com as peças anatômicas. A percepção dos monitores evidenciou uma facilitação da compreensão dos conteúdos pelos alunos interessados, ao mesmo tempo em que permitiu aos monitores aprimorarem suas habilidades pedagógicas e consolidarem seu conhecimento anatômico. A proximidade entre monitores e alunos criou um ambiente mais acessível e de troca constante, beneficiando ambos os lados. A monitoria acadêmica em Anatomia é uma atividade enriquecedora, que contribui para o aprendizado dos alunos e para o desenvolvimento acadêmico dos monitores. A prática reforça o entendimento teórico e prático da disciplina e aprimora habilidades de ensino e comunicação.