REVISTA ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PSICOLOGIA E OS IMPASSES DA EDITORAÇÃO CIENTÍFICA

  • Gabriel Martins da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Maíra Bonafé Sei Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: editoração científica, capacitação, psicologia

Resumo

A editoração científica envolve mais do que a avaliação de artigos, incluindo a busca por indexação e divulgação para ampliar a leitura e citação dos trabalhos. Entretanto, percebe-se não haver uma formação para o exercício destas funções geralmente, seja no cenário da graduação, seja no próprio contexto da pós-graduação. Tem-se um incentivo à escrita e publicação de textos acadêmicos, disseminando os achados da pesquisa e da extensão, mas não um olhar sobre como avaliar tal produção. A partir disto, almeja-se refletir acerca do funcionamento da revista Estudos Interdisciplinares em Psicologia, o trabalho e impasses de sua comissão editorial, destacando o papel de um programa de formação complementar na capacitação da equipe editorial. Trata-se de um relato de experiência vinculado às atividades do programa de formação complementar 00764, que tem por objetivo capacitar estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores e docentes para a editoração científica. A oportunidade de acompanhar de perto o processo editorial é rara e o programa busca preencher essa lacuna, oferecendo conhecimento teórico e prático. A complexidade da editoração científica exige tempo e dedicação, pois envolve uma vasta gama de informações e tarefas. Contudo, iniciativas como essa contribuem não só para a formação de editores científicos, mas também para o desenvolvimento de uma visão crítica por parte dos participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-12-03