A VIVÊNCIA E ARTICULAÇÃO ENTRE ALUNO E DOCÊNTE NO ÂMBITO DO ENSINO PÚBLICO ESCOLAR

  • Maicon Jeferson Aguiar Coelho Universidade Estadual de Londrina
  • Eloiza Cristiane Torres Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: práticas de ensino em geografia, vivência docência, formação superior educacional

Resumo

A Residência Pedagógica, busca oferecer auxílio no aprimoramento dos residentes como professores, tem agregado uma concepção de quem leciona também está sujeito ao aprendizado, assim como os alunos que são trabalhados. O programa tem colaborado a instigação do conhecimento e a participação dos docentes por meio dos trabalhos conduzidos no projeto de vivência em sala de aula, ao incentivar o aprofundamento nas bibliografias propostas em cada oficina ao entendimento da constituição do docente, das discussões em sala de aula, levantamento de ideias e aplicação do material elaborado. A participação e vivência em sala de aula ocorreu no Colégio Estadual Hugo Simas, com aplicações de oficinas tiveram como objetivo geral estimular nos alunos a sensibilidade acerca das questões geográficas discutidas em sala de aula e apresentar entre as várias ideias da constituição da geografia como ciência e ensino. Neste sentido, a discussão em sala de aula levantou reflexões no processo educativo, superar os temores nas relações humanas, e colocar mais um instrumento de conhecimento executado pelo RP como canal de pluralidade educacional. O empenho da coordenadora e da professora Luiza Regina Peralta, junto a participação dos residentes tem colaborado para a integração de futuros docentes no âmbito da realidade do ensino público escolar por meio de experiências práticas, instruções e propostas de trabalho com os materiais levantados e aplicados por meio de oficinas pedagógicas com os alunos dentro e fora de sala de aula.

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Publicado
2020-09-17