A universidade medieval e suas representações na poesia escolar dos Goliardos (séculos XII-XIII)
Resumo
O período entre os séculos XII e XIII é marcado na Cristandade latina por uma serie de transformações nas mais diversas camadas da sociedade. Dentre as tendências observáveis podemos citar o impulso institucionalizante que apresenta seus primeiros indícios na reforma gregoriana dentro da Igreja, juntamente com o surgimento das ordens de Cluny, e posteriormente Cister. Dentro desse contexto aparecem as primeiras escolas, e mais tarde as universidades, que surgem como uma resposta à demanda de sistematização do conhecimento. A proposta é que as universidades atuem como um filtro de fiabilidade do saber, que vai de encontro com a necessidade da própria Igreja de estabelecer uma ortodoxia consolidada; para tanto, há a preocupação para que se produza um conhecimento que não vá de encontro com os dogmas da Igreja, e que ao mesmo tempo tenha o uso da razão como foco. Nossa proposta é explorar esse contexto de criação e consolidação das universidades medievais, bem como seus métodos de estudo e conteúdos, para entendermos o contexto no qual se insere a figura do goliardo, douto poeta que transitava por esses espaços e que são o foco do nosso trabalho acadêmico.