O TRABALHO DE CAMPO COMO MÉTODO DE ENSINO NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O EXEMPLO DO PRO-BID GEOGRAFIA DO IFSULDEMINAS

  • Israel Domingos São Romão
  • Mariana Medeiros Alves
Palavras-chave: Palavras-Chave: Ensino-Aprendizagem; Geografia; Práticas de Ensino

Resumo

O trabalho de campo é um instrumento metodológico, que nos permite a análise, visualização e discussão
dos conceitos trabalhados em sala de aula. Evidenciando a importância da prática de trabalho de campo como
método de ensino-aprendizagem em Geografia e de fixação de conteúdos. Com pesquisas e levantamentos
bibliográficos para maior compreensão sobre os desenvolvimentos dos trabalhos de campo na disciplina de
Geografia e principalmente com a prática de trabalho de campo com os alunos do PRO-BID (Programa de Bolsa
de Iniciação à Docência) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus
Poços de Caldas, ressaltamos a importância dessa prática de ensino-aprendizagem no processo de ministrar
conteúdos e garantir maior fixação e absorção pelos alunos dos conteúdos. Para tanto apresentamos os resultados
do trabalho de campo realizado em parceria com um professor doutor em geografia urbana, que conduziu o
trabalho de campo pelo centro do município de Poços de Caldas-MG, pontuando as principais características
existentes nos locais de parada, possibilitando a observação e análise por parte dos alunos sob a perspectiva dos
conteúdos abordados em sala de aula. Constatando a importância e eficácia da prática de trabalho de campo no
ensino de geografia.

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Publicado
2018-12-04