Gênero: usos e Deturpações do Conceito pelo Movimento Escola sem Partido

  • Amanda Camargo Rocha
Palavras-chave: Movimento Escola sem Partido, gênero, políticas educacionais.

Resumo

A proposta deste trabalho é analisar o surgimento do Movimento Escola Sem Partido, compreendendo sua trajetória e finalidades ao defender a implementação de legislação específica que visa regular temas e determinar a conduta dos profissionais da educação em sala de aula. Apesar da agenda defendida pela Escola Sem Partido abarcar inúmeros temas, damos especial atenção ao conceito de gênero e como o mesmo é tratado pelos membros do mencionado grupo. Lança-se mão de entrevistas e textos divulgados pelos membros do movimento, especialmente por seu fundador, o procurador do estado de SP, Miguel Nagib. Além disso, analisa-se os conteúdos disponibilizados em site de divulgação criado por seus seguidores. Para realização das referidas análises, parte-se do desenvolvimento teórico-metodológico proposto pelo historiador alemão Reinhart Koselleck em favor de uma história dos conceitos. Consideramos, a partir dessa perspectiva, a ressignificação do conceito de gênero pelo programa Escola Sem Partido, que cunha o termo “ideologia de gênero”.

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Publicado
2021-01-17
Seção
Anais do V Simpósio Gênero e Políticas Públicas