De 13 a 15 de junho de 2018 realizamos a quinta edição do Simpósio Gênero e Políticas Públicas, na Universidade Estadual de Londrina. O evento tem sido realizado bienalmente na mesma universidade, desde 2010, e pretende se consolidar como um espaço de intercâmbio entre pesquisadoras/es, estudantes, profissionais e ativistas que atuam na interface das áreas de estudos de gênero e de políticas públicas. Marcado pelas diversidades teóricas e disciplinares, esta edição foi mais uma oportunidade para reunir pessoas que demandam, planejam, executam e investigam as políticas públicas, adotando a perspectiva de gênero para tal.

A edição V contou com 11 grupos de trabalho e uma rica programação com Conferência, Mesa-Redonda e Minicursos. Tivemos a honra de receber no Centro de Letras e Ciências Humanas, da Uel, pessoas vindas de todas as regiões do país e de variadas unidades da federação. Tendo à frente da organização o Grupo de Pesquisa Gênero e Políticas Públicas (GEPOP/Uel), o Simpósio propiciou o envolvimento de diferentes grupos de pesquisa da Uel e de outras universidades brasileiras para a sua realização.

Nesta publicação, reunimos artigos que foram apresentados e discutidos durante o Simpósio em todos os grupos de trabalho. Este é o resultado de um trabalho valoroso realizado por especialistas de diferentes áreas e em diferentes níveis de formação. Os textos foram discutidos e aprofundados nesses grupos e receberam avaliações e sugestões de coordenadoras, coordenadores, debatedoras e debatedoras para seu aperfeiçoamento.

Publicado: 2018-11-19

Anais do V Simpósio Gênero e Políticas Públicas