Gênero e Ciência

o que é ser cientista segundo estudantes do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior de Rondônia

  • Eronilda de Souza Limeira
  • Adrielen Amâncio da Silva
Palavras-chave: educação, gênero, ciência

Resumo

Esse trabalho teve como objetivo geral analisar as relações de gênero no ambiente escolar, com foco na participação feminina no campo da ciência, a fim de despertar a consciência coletiva para o reconhecimento e valorização de práticas sociais justas e igualitárias nos anos finais do ensino fundamental. Inicialmente foi feito um estudo de revisão de literatura de autores que dialogam sobre o tema gênero e ciência para subsidiar a discussão, dentre eles se destacam Schiebinger (2001); Louro (2008), Silva (2008) e Del Priore (1994). Para a leitura e interpretação das produções imagéticas dos estudantes foi feito uso da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2011) e representações de Roger Chartier (1990). Partimos de uma abordagem qualitativa, a fim de refletir sobre as relações de gênero, focalizando a participação feminina no campo da ciência. Utilizamos como principal instrumento para a coleta de dados a produção imagética de estudantes dos anos finais do ensino fundamental com a finalidade de identificar quais as representações que esse grupo possui acerca da participação feminina na ciência. Pedimos que desenhassem uma pessoa cientista, sem se identificarem, apenas colocando se o autor do desenho era “homem” ou “mulher”. A caracterização de cientista retratada por esses estudantes revela uma pessoa que tem uma inteligência acima dos padrões e está longe de ter uma vida com atividades rotineiras como, por exemplo, comer, dormir, se divertir, ter um convívio social. A discrepância em relação às quantidades expressas, de mulheres e homens, e as características dos desenhos é reflexo de uma sociedade machista que ainda não legitima a mulher como protagonista no meio científico.

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Publicado
2021-01-17
Seção
Anais do V Simpósio Gênero e Políticas Públicas