Gênero e Ciência
o que é ser cientista segundo estudantes do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior de Rondônia
Resumo
Esse trabalho teve como objetivo geral analisar as relações de gênero no ambiente escolar, com foco na participação feminina no campo da ciência, a fim de despertar a consciência coletiva para o reconhecimento e valorização de práticas sociais justas e igualitárias nos anos finais do ensino fundamental. Inicialmente foi feito um estudo de revisão de literatura de autores que dialogam sobre o tema gênero e ciência para subsidiar a discussão, dentre eles se destacam Schiebinger (2001); Louro (2008), Silva (2008) e Del Priore (1994). Para a leitura e interpretação das produções imagéticas dos estudantes foi feito uso da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2011) e representações de Roger Chartier (1990). Partimos de uma abordagem qualitativa, a fim de refletir sobre as relações de gênero, focalizando a participação feminina no campo da ciência. Utilizamos como principal instrumento para a coleta de dados a produção imagética de estudantes dos anos finais do ensino fundamental com a finalidade de identificar quais as representações que esse grupo possui acerca da participação feminina na ciência. Pedimos que desenhassem uma pessoa cientista, sem se identificarem, apenas colocando se o autor do desenho era “homem” ou “mulher”. A caracterização de cientista retratada por esses estudantes revela uma pessoa que tem uma inteligência acima dos padrões e está longe de ter uma vida com atividades rotineiras como, por exemplo, comer, dormir, se divertir, ter um convívio social. A discrepância em relação às quantidades expressas, de mulheres e homens, e as características dos desenhos é reflexo de uma sociedade machista que ainda não legitima a mulher como protagonista no meio científico.