Estudar, refletir e re-construir

a trajetória de um grupo de estudos na educação básica

  • Claudia Alves dos Santos
  • Letícia Strossi de Oliveira
Palavras-chave: grupo de estudos, ensino, gênero

Resumo

Os projetos de ensino desenvolvidos no Instituto Federal Farroupilha são mais uma das possibilidades de ampliar as vivências dos seus discentes, visto que trabalha temáticas que vão além das questões já problematizas nos projetos pedagógicos dos cursos. Os projetos desenvolvidos no campus Santo Augusto –RS foram resultantes de demandas estudantis a partir das aulas de Geografia no ano de 2016 e 2017. Em seu primeiro ano de estudos o projeto foi intitulado “A situação das mulheres na contemporaneidade: reflexões entre discentes e docentes no IFFarroupilha”, cujo objetivo foi o de analisar e refletir a situação das mulheres na sociedade atual. A partir dessas análises, houve a conclusão da pouca presença de mulheres em cargos eletivos nos municípios de origem dos/das estudantes e no Brasil, portanto esta constatação levou há uma preocupação relacionada ao desenvolvimento de políticas públicas que combatam a violência e as desigualdades entre os gêneros. O grupo de estudos, assim, no de 2017, buscou estudar a presença das mulheres na política brasileira com um enfoque à região noroeste do Rio Grande do Sul, tendo como objetivo propor uma conscientização-participação dos/das estudantes no processo político brasileiro. Os referenciais teóricos dos projetos envolveram os estudos de FREIRE (1980,1987 e 1996), (VELEDA (2013) COLLING (2015), SANTOS (1987), LEON (1997), BATLIWALA (1997) e SARDENBERG (2006). Para realizar esses estudos foram trabalhados os movimentos e as movimentações das mulheres destacando os direitos universais, a violência contra a mulher, as desigualdades na divisão do trabalho, os diversos empoderamentos femininos e a presença das mulheres em cargos eletivos. Estes temas foram abordados em diversas escalas geográficas (global, nacional, regional e local) através de filmes, documentários, notícias jornalísticas e artigos acadêmicos. A partir das reflexões e aprendizados no decorrer do projeto, houve intervenções internas no Campus Santo Augusto, apresentações artísticas e palestras com a comunidade acadêmica do campus, e também comunidade externa, entre outras atividades. Por fim, vale destacar o crescimento pessoal de todos os participantes do grupo enquanto seres humanos empáticos à problemática das mulheres no mundo e, em especial, no Brasil.

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Publicado
2021-01-17
Seção
Anais do V Simpósio Gênero e Políticas Públicas