A IMPORTÂNCIA E UTILIDADES DO GEOPROCESSAMENTO PARA O PODER PÚBLICO: O EXEMPLO DE CASO SOBRE O SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS DE LONDRINA (SIGLON)

  • MATEUS GALVAO CAVATORTA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  • Josirene Mariana Pereira
  • Nathan Felipe da Silva Caldana

Resumo

O objetivo central deste artigo foi apresentar um diagnóstico sobre o Sistema de Informações Geográficas de Londrina (SIGLON), para demonstrar as atividades que são desenvolvidas neste setor, assim como a sua importância para o poder público do município. Como ponto de partida e para fundamentar teoricamente o trabalho, o primeiro capítulo foi destinado para a discussão entorno dos conceitos de geoprocessamento e sensoriamento remoto, demonstrando a importância e utilidades dessas duas ferramentas para o planejamento e gestão de um município. Após a apresentação do SIGLON, será demonstrada, de forma mais profunda, uma das atividades que foram desenvolvidas pelo setor: o levantamento das APP’s (Áreas de Proteção Permanente) de Londrina. Como metodologia, foram utilizadas referências bibliográficas que tratam das temáticas discutidas, foi realizado uma visita no local que é o objeto de estudo; e como referencial técnico, foram elaborados mapas para atingir da melhor forma o objetivo do trabalho, já mencionado.

Palavras-chave: Geoprocessamento; sensoriamento remoto; poder público; Londrina; SIGLON.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CORDOVEZ, J.C.G . Geoprocessamento como ferramenta de gestão urbana. In: Anais - I Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Aracaju/SE, 17 e 18 de outubro de 2002.
DOMINGUES, Cristiane Vaz. Aplicação de Geoprocessamento no processo de Modernização da Gestão Municipal. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas, 2005.
FLORENZANO, Teresa Galloti. Geotecnologias na Geografia Aplicada: Difusão e acesso. Revista do Departamento de Geografia, São Paulo, v. 17, p. 24-29, out. 2005.
GOMES, Marco Aurélio de Araújo. O que é e para que serve o Geoprocessamento?. UNIFAI. 2017. Disponível em: . Acesso em: 26 de jul. de 2019.
PREFEITURA DE LONDRINA. O que é o SIGLON. Disponível em : http://www1.londrina.pr.gov.br/index.php?Itemid=2052. Acesso em: 26/07/2019.
Publicado
2021-02-17
Como Citar
CAVATORTA, M.; PEREIRA, J.; CALDANA, N. A IMPORTÂNCIA E UTILIDADES DO GEOPROCESSAMENTO PARA O PODER PÚBLICO: O EXEMPLO DE CASO SOBRE O SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS DE LONDRINA (SIGLON). Congresso Brasileiro da Guerra do Contestado; Colóquio de Geografias Territoriais Paranaenses e Semana de Geografia da UEL, v. 2, p. 315-330, 17 fev. 2021.