A IMPORTÂNCIA E UTILIDADES DO GEOPROCESSAMENTO PARA O PODER PÚBLICO: O EXEMPLO DE CASO SOBRE O SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS DE LONDRINA (SIGLON)
Resumo
O objetivo central deste artigo foi apresentar um diagnóstico sobre o Sistema de Informações Geográficas de Londrina (SIGLON), para demonstrar as atividades que são desenvolvidas neste setor, assim como a sua importância para o poder público do município. Como ponto de partida e para fundamentar teoricamente o trabalho, o primeiro capítulo foi destinado para a discussão entorno dos conceitos de geoprocessamento e sensoriamento remoto, demonstrando a importância e utilidades dessas duas ferramentas para o planejamento e gestão de um município. Após a apresentação do SIGLON, será demonstrada, de forma mais profunda, uma das atividades que foram desenvolvidas pelo setor: o levantamento das APP’s (Áreas de Proteção Permanente) de Londrina. Como metodologia, foram utilizadas referências bibliográficas que tratam das temáticas discutidas, foi realizado uma visita no local que é o objeto de estudo; e como referencial técnico, foram elaborados mapas para atingir da melhor forma o objetivo do trabalho, já mencionado.
Palavras-chave: Geoprocessamento; sensoriamento remoto; poder público; Londrina; SIGLON.
Downloads
Referências
DOMINGUES, Cristiane Vaz. Aplicação de Geoprocessamento no processo de Modernização da Gestão Municipal. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas, 2005.
FLORENZANO, Teresa Galloti. Geotecnologias na Geografia Aplicada: Difusão e acesso. Revista do Departamento de Geografia, São Paulo, v. 17, p. 24-29, out. 2005.
GOMES, Marco Aurélio de Araújo. O que é e para que serve o Geoprocessamento?. UNIFAI. 2017. Disponível em:
PREFEITURA DE LONDRINA. O que é o SIGLON. Disponível em : http://www1.londrina.pr.gov.br/index.php?Itemid=2052. Acesso em: 26/07/2019.