PALESTRA DE ABERTURA: LER EM VOZ ALTA – AFETO E SUBJETIVIDADE NA FORMAÇÃO DO LEITOR

  • Lucila Maria Pastorello

Resumo

A formação de leitores é tema caro e urgente na área da educação e deve ser compromisso de toda a sociedade, não apenas da escola. Embora seja possível identificar vários projetos de promoção à leitura, a partir de políticas públicas ou da inciativa privada, o que se percebe na atualidade é uma realidade preocupante: em sua quarta edição, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (Fundação pró-livro, 2016) aponta para pequenas alterações no perfil leitor do brasileiro nos últimos anos.
Pretendo neste texto apresentar algumas considerações a propósito da relação entre subjetividade na leitura, práticas leitoras e leitura literária. Para tanto, adoto uma perspectiva que considera a leitura como fenômeno de linguagem. Isto implica tratar a subjetividade como elemento constituinte da leitura, pensando a linguagem a partir de Benveniste (1976). A formação de leitores é tema caro e urgente na área da educação e deve ser compromisso de toda a sociedade, não apenas da escola. Embora seja possível identificar vários projetos de promoção à leitura, a partir de políticas públicas ou da iniciativa privada, o que se percebe na atualidade é uma realidade preocupante: em sua quarta edição, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (Fundação pró-livro, 2016) aponta para pequenas alterações no perfil leitor do brasileiro nos últimos anos.
Pretendo neste texto apresentar algumas considerações a propósito da relação entre subjetividade na leitura, práticas leitoras e leitura literária. Para tanto, adoto uma perspectiva que considera a leitura como fenômeno de linguagem. Isto implica tratar a subjetividade como elemento constituinte da leitura, pensando a linguagem a partir de Benveniste (1976).

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Publicado
2018-12-31