ENSINAR LEITURA ÀS CRIANÇAS: MAS COMO?
Resumo
Este trabalho tem por objetivo a reflexão quanto a estratégias de ensino de leitura, tendo-se como questão principal de investigação: que elementos são indispensáveis à mediação de leitura a crianças? Tal reflexão é relevante, pois os segmentos de Educação Infantil (EI) e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EF inicial) possuem demandas que envolvem, entre outros aspectos, aquisição do código, ludicidade e formação de leitores. Para tanto, realiza-se uma discussão com base em dados bibliográficos, ancorando-se em concepções como as de Martins (1994), Manguel (1997), de Bajard (2007), Colomer (2007), Candido (2005), abordadas em uma dissertação de mestrado (NETZEL, 2016), e um relato de experiência publicado nos anais de um evento local (NETZEL, 2017). Espera-se contribuir para uma reflexão quanto ao ensino de leitura, e sobre a importância da boa formação do professor, que exerce o papel de mediador na escola.