CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DE DISCURSO (AD) PARA O ENSINO DE LEITURA
Resumo
Neste trabalho, a intenção é apresentar sugestões para a ampliação do ensino de leitura, a partir de um texto da esfera jornalística presente em um livro didático de 9º ano. Essas sugestões, fundamentadas na Análise de Discurso (PÊCHEUX, 2010, 2008, 1988; ORLANDI, 2015, 2012, 2012a, 2003a), são parte de uma dissertação apresentada ao Programa PROFLETRAS-UEL em 2018. A AD traz a concepção de que a leitura é um ato de produção de sentidos entre interlocutores, uma prática social e histórica. Dessa forma, pode contribuir para um ensino significativo das práticas de leitura e formação do sujeito-leitor, pois proporciona um percurso formativo que visa a desenvolver competências linguísticas de acesso ao funcionamento discursivo do texto. Assim, o estudante pode compreender melhor sua relação com o mundo, discursos, ideologias e poderes, posicionando-se e interferindo criticamente em sua realidade social, com uma postura transformadora (FREIRE, 2005, 1989).