ANÁLISE DO PERFIL DO SUJEITO-LEITOR CONTEMPORÂNEO: PREFERÊNCIAS EM RELAÇÃO AO SUPORTE DE LEITURA DO ALUNO DE LETRAS EAD

  • Adriana Giarola Figueiredo
  • Celso Leopoldo Pagnan
  • Dayse de Souza Lourenço
  • Wéllem Aparecida de Freitas Semczuk

Resumo

Nesse contexto primordialmente tecnológico, novas demandas surgiram, mudando-se a experiência com a leitura que pode ser através de suportes digitais além do livro impresso. Desta maneira, tem-se como objetivo identificar a preferência de graduandos em Letras EaD, quanto à leitura em suportes impressos ou digitais. Três foram os objetivos: verificar o número de alunos que têm acesso aos meios tecnológicos; identificar se julgam diferente a compreensão textual dependendo do suporte em que leem; e estabelecer discussões sobre as preferências quanto ao suporte de leitura. A investigação contou com a participação de 332 alunos, predominantemente do sexo feminino e com faixa etária entre 21 e 40 anos. A análise apontou que, apesar dos alunos serem enquadrados na geração y, ainda assim, preferem e julgam que compreendem melhor um texto no suporte impresso, dado significativo, pois na modalidade de ensino a distância a maioria dos materiais são disponibilizados no formato digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-12-31